Nossa
História
Minha fé é um alicerce inabalável, que me levanta com coragem, e me impede de cair
Nossa casa espiritual teve seu inicio, e é exercida em nossa caminhada espiritual, há cerca de 30 anos. Dentre muitos acertos e erros, afirmamos em verdade que os erros foram os direcionadores para o nosso crescimento e ensinamento nessa fé: sobre não querermos ouvir sempre das entidades apenas o que buscávamos, que o ser humano é falho, de não fazer dos Guias nossos empregados e nossos cães de guarda para nos corrigir de nossos erros, vaidades e desejos. Quando conseguimos enxergar e entender isso, foi então o ponto inicial para que mudássemos tudo em nossas vidas, principalmente na vida espiritual.
Em meio às tempestades da vida, sou do axé e encontro a força para seguir em frente, firmado na minha fé.
Assim como Oxalá moldou o barro, você pode moldar seu destino com muita energia e fé!
Somente quem se esvazia de si mesmo, que se entrega totalmente à Olorum e aos Orixás é capaz de realizar tantos feitos como acolher, orientar e acompanhar como somente um pai ou mãe sabem fazer.
Onde o sacerdote que dirige os ritos e comanda a casa, também é responsável por ensinar a doutrina e os segredos da umbanda aos seus discípulos, como Zélio fez e não intimidar os médiuns para segura-los em seu terreiro a ponto de impedir o livre arbítrio de cada um.
A verdadeira base da Umbanda, que é uma religião monoteísta, está fundamentada em 3 conceitos: Luz, Amor e Caridade. Surgida em 1908, a Umbanda foi fundada por Zélio Fernandino de Moraes, quem abriu a primeira gira anunciando em publico sem medo de represarias com dia e horário marcado, assim abrindo espaço para que outros fizessem o mesmo.
Não saia vestindo "BRANCO" na dificuldade e tendo que absorver novas regras e compromissos. Pois ninguém dá o que não tem, isso não é caridade! Seja ajudado para depois, se tocar em seu coração, poder optar por ajudar. Entidade boa não irá dizer a você que desenvolva a sua mediunidade enquanto estiver com problemas.
Em sua missão e visão de vida, seus valores te acompanham como uma referência constante para suas ações.
Cada pessoa é única e assim também são seus valores: Curiosidade, Entusiasmo, Amor, Bondade, Perdão, Gratidão e Confiança.
Cada mediunidade é única, também deve ser cuidada da mesma forma e não como um rebanho.
A Federação Espírita de Candomblé e Umbanda existe para representar e integrar os Povos e Comunidades Tradicionais Afro-brasileiras, Brasileiro-Afros e Indígenas à sociedade brasileira, buscando a valorização de sua cultura e o desenvolvimento social e tendo como visão ser a principal referência para a comunidade, promovendo união, conhecimento e políticas públicas que assegurem o respeito e a diversidade.
Atuando com transparência e democracia, a FECUB valoriza a cultura brasileira e a sustentabilidade ambiental, buscando proteger e promover o desenvolvimento das comunidades tradicionais, respeitando sua individualidade e diversidade. Defende-se a cultura da paz, a gestão participativa e transparente, o conhecimento e a formação das comunidades, a ética e a pluralidade. Na FECUB valorizamos a cultura brasileira, a sustentabilidade ambiental e a busca por políticas públicas que garantam o respeito e a valorização das tradições, sempre atuando com eficiência, igualdade e transparência na gestão dos recursos.
Nós, Mãe Noely, Pai Rodrigo e a ACRUCO somos fielmente ligados ao estatuto do Presidente Pai José Roberto da Silva, Pai José de Xangô.
Parágrafo Novo